domingo, 31 de março de 2019

APOLOGISMOS E COMPLEXOS


Vou começar com a parte da psicologia: complexo, segundo a linha junguiana, consiste em uma personificação extrema de determinado símbolo em um comportamento - extrema ao ponto de fazer a pessoa deixar de ser quem era, perder sua individualidade. É como começar a representar um personagem de teatro e literalmente tornar-se ele. 

O melhor exemplo de complexo que posso citar no momento, consiste nos apoiadores de Hitler e sua Alemanha Nazista. Os discursos do ditador sempre consistiam na apologia à coletividade e esquecimento do individual - o que fazia as pessoas serem verdadeiras máquinas em seu controle. Alguns devem estar se lembrando da filósofa Arendt e sua Banalidade do Mal ou qualquer outra explicação - consiste praticamente na mesma essência, na maioria das explicações que vi.

O nazismo consistia em um ideal político, resumidamente. Tratava-se de uma forma de acreditar em algo, uma ideologia. Porém, a ideologia pode acabar extravasando os limites da mente humana, como vemos neste caso. Podemos ficar realmente de cabeça oca, possuídos por determinado pensamento que não saiu de nossa própria criação.

Aqui entram também outras formas de ideologias.
Religiões, movimentos sociais, artistas, equipes de futebol, filosofias, marcas, personagens de entretenimento...todos eles têm o poder de literalmente de "possuir" uma pessoa e tomar sua individualidade, fazendo-a esquecer quem é realmente. Dentre as principais consequências disto pode haver a "simples" confusão mental até a terrível psicose.

Portanto, destruir o ídolo e não servir com intensidade doentia a qualquer causa, por mais humana e "certa" que seja, acaba sendo a melhor opção. Questionar sempre mesmo aquilo que mais amamos e acreditamos e não nos envolvermos doentiamente com nada (nem ninguém) que se preze é sempre uma boa opção. Saber dosar nossa relação com aquilo que é importante para nós.

Seja mais quem você é, unicamente.

Repito, unicamente.

Psicólogo Jean Fernandes, (54) 99171 9492

#saude #saudemental #bemestar #psicologia#psicoterapia #conhecimento#psicologojeanfernandes #caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário