domingo, 17 de fevereiro de 2019

EDUCAÇÃO INFANTIL



Você já reparou como um bebê vem ao mundo se comparado com outras espécies de vida?

Dependente. Frágil. Completamente incapaz de fazer qualquer coisa por si-mesmo.

O significado disto é que nossa capacidade de desenvolver habilidades é lenta e precisa de estímulos, por mais incrível que seja o potencial da criança de aprendizado se comparado ao adulto.

Isto significa que, pela capacidade lenta de entendimento das coisas mais básicas, como comer ou dormir, imagine então o entendimento de emoções. Conhecimentos gerais, técnicos, religiosos ou políticos.. E por fim, funcionamentos sociais como ética, moral ou hierarquias.

Na base das idades, crianças são incapazes de entender certo ou errado ou que são seus pais quem mandam. O "aprendizado tradicional" delas disso provém através do medo e do reforço negativo, no momento que, após o pequeno fazer algo errado, seus pais o corrigem de forma bruta. Não, ela não está aprendendo que é errado, que dirá entendendo. Está apenas sobrevivendo - se preservando através do medo. Não preciso dizer que o movimento mais comum depois de episódios como esses é o choro.

O aprendizado infantil do respeito aos mais velhos, ao próximo e à sociedade só vem produtivamente através do diálogo. Sim, bem mais difícil que um grito ou uma palmada.

Mas realmente eficaz. Cientificamente.

Além de explicar o motivo das coisas para as crianças, ainda devemos "traduzi-lo" para sua idade cognitiva - isso é um tanto quanto difícil e a maior parte dos adultos não o quer fazer. Está preocupado com o trabalho ou quer descansar quando está em casa. Só que são detalhes como estes que no futuro irão formar uma pessoa inteligente e saudável ou alguém inseguro e com problemas emocionais.

Cuidado em como você trata seus filhos. O que acontece na infância é a base de toda vida.

Ódio, tristeza ou medo, certamente não formarão bons resultados.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

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