terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

A ERA DA SOCIOPATIA


Um dos elementos mais populares da cultura pop, o Transtorno de Personalidade Antissocial vem se manifestando cada vez mais em nosso território.

A doença, muitas vezes incompreendida e outras, perigosa, acabou por se tornar mais vigente aos nossos olhos, dada a realidade cultural atual, sedada pelo ódio, senso de superioridade e diferença.

Falando um pouco dela, diferente do que se popularmente acredita, o doente nem sempre é uma pessoa violenta com desejos homicidas - na verdade, eu poderia dizer que este nível é um tanto quanto raro. A psicopatia ou sociopatia, seu nome popular, se caracteriza pela confusa atividade cerebral nas regiões responsáveis pelas emoções, induzindo comportamentos peculiares.

A maioria dos sociopatas pratica um estilo de vida egoísta, às vezes manipulador e completamente sem noção de empatia humana. Justamente por isto que normalmente não se tratam de homicidas com máscaras e sim pessoas que detém uma conduta da qual não conseguem compreender suas emoções próprias, não conseguindo assim ver o outro ser humano com igualdade. Tudo se baseia em seus desejos, por mais primitivos que sejam e por mais que tenham que ser imorais para consegui-los.

Não há cura documentada para a doença. E o nível de portadores pode ser maior do que imaginamos, podendo estarem simplesmente ao nosso lado.

Fiquemos alertas com pessoas que declamam discursos de ódio ou mesmo, agem.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário