quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

A IMPORTÂNCIA DO ELOGIO


É inegável que a base de qualquer autoestima está nos elogios que o ser humano recebe.

Por mais que saibamos que temos de tomar cuidado com a opinião alheia em relação nossa visão própria, também sabemos que uma das coisas que mais tem o poder de mexer com essa questão é o elogio - principalmente se este é feito em torno de algum assunto do qual estamos nos esforçando, que é nosso foco, neste momento.

Na educação é científico que o elogio se sobrepõe à crítica diante da formação de um bom estudante - aquele com gosto pelo estudo e esforçado.

E talvez este conceito se aplique à praticamente todas as situações humanas - nos esforçamos para sermos elogiados. No entanto, quem dera as coisas fossem assim, tão simples e belas.

Sabemos que existem pessoas, quer seja por que motivo que seja, não possuem o hábito de elogiar aqueles que amam - pior, acabam usando sempre a crítica como forma de comunicação. Por algum motivo, o elogio foi associado a um gesto de submissão, talvez. Ou a cultura competitiva da qual vivemos fez com que eu jamais possa fazer qualquer coisa que vá deixar a outra pessoa melhor que eu. Os motivos são inúmeros, impossível saber.

No entanto, saiba que ao elogiar alguém, você não faz ideia da força que está demonstrando.

Está vencendo sua vaidade e seu ego, parâmetros que muitas vezes são o norte de nosso sofrimento.
A prática da humildade, da compaixão, do ato de deixar alguém feliz com algo tão simples, certamente sempre lhe trará mais resultados positivos do que negativos para sua mente, para seus relacionamentos. Pode ser difícil no início, eu sei, mas com o tempo, passa a se tornar algo natural. E é deste elogio que falo: o verdadeiro. Isto irá fazer você se sentir bem, assim como a outra pessoa e certamente se tornará uma das práticas que mais ajudam sua saúde e bem-estar. Sem falar como da própria sociedade que interage com você.

Por isso, elogie.

No final das contas, o grande elogiado no sentido de se sentir bem, será você.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 991719492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário