terça-feira, 11 de dezembro de 2018

PERSONALIDADES OPOSTAS



Nada melhor para descrever um exemplo como forma de comunicação.

Imagine um fim de semana clássico com duas pessoas de tipos diferentes saindo de suas camas. A primeira, já pensa e faz direto suas tarefas que as intriga - deveres para com a casa, preparar o café da manhã ou cortar a grama - além de já planejar o shopping, encontro com os amigos ou a festa que irá no decorrer do dia.
A outra, no entanto, acorda devagar, com aquele sentimento de ficar mais na cama. Toma seu café feito o mais simples possível e, de pijama ainda, volta a dormir ou vai fazer alguma atividade tranquila na sua casa, como ler um livro ou ver um filme. Ela não pretende sair ao longo do dia, quanto mais se encontrar com muitas pessoas ou coisa do tipo. Só quer ficar na dela.

Por mais que provavelmente nós já tenhamos vivenciados os dois tipos de situações, certamente existe uma preponderante em nossa personalidade.
No entanto, você já parou para pensar como no relacionamento interpessoal, estas personalidades estão sempre em conflito? Aí então o "extrovertido" (a pessoa ativa) fica tentando convencer o "introvertido" (a oposta) para ir com ela em seus programas sociais. Ou o introvertido fica tentando convencer seu oposto para que fique na cama, vendo seu filme. Algo clássico do cotidiano humano.

No entanto, o que reitero aqui é o nível do qual este conflito está - se em um democrático, bem-humorado e leve ou em um desrespeitoso e patológico.

Tudo se trata em saber respeitar como o outro é. Cada um de nós tem suas características pessoais e únicas e é crucial para que se mantenha a ordem e a paz na convivência, que ambos respeitem o estilo do outro. Que não tentemos obrigar o lento a ser rápido ou o rápido a ser lento - ele o fará, quando assim quiser e estiver pronto. Tudo se trata de diálogo. De leveza nas palavras. De respeito.

Nenhum jeito é o certo ou errado. É apenas o jeito.
Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 991719492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário