sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CORPO E MENTE - UMA COISA SÓ


Graças ao nosso querido filósofo francês René Descartes que toda a ciência ocidental se desenvolveu com o pensamento de que corpo e mente eram coisas diferentes. Separadas. Sem nenhuma ligação, que não física.

De onde é que ele tirou este absurdo? Brincadeira. Cada nível de sabedoria tem seu tempo. E hoje parece que finalmente a ciência têm percebido o erro de Descartes, quer seja da área fisiológica, quer da área psicológica: ambas funcionam juntas e dependem totalmente uma da outra. Fim de história.

Questões como sedentarismo, vícios ou alimentação desbalanceada praticamente sempre estão vinculados com problemas patológicos, quer sejam "físicos", quer, "mentais". Não adianta - os maus-hábitos são plena construção da fraqueza e ausência de saúde. E não falo apenas de atividade física ou alimentação, mas dos exercícios "mentais", como a psicoterapia.

Só que ela sozinha pode não ser forte o suficiente para resolver certos problemas. Assim como a medicina ou os medicamentos. Há um todo que envolve alimentação, descanso e tudo que você já deve saber com o tanto de informação que partilhamos hoje. Desta forma, sempre que for dar início a um tratamento, seja por diagnóstico ou seja por prevenção (o mais correto), faça um trabalho global com sua vida.

Trabalhe sua mente. Seu corpo. Seu espírito. Multidisciplinariedade - consulte profissionais de todos os campos.
Não somos nosso problema isolado. Somos um todo. Um todo ligado com um Todo ainda maior.

Cuide e dê valor para seu todo, não apenas onde está "quebrado".

Psicólogo Jean Fernandes, Contato: 54 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul
#5491719492

Nenhum comentário:

Postar um comentário