quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

ACONTECE FORA DO CONSULTÓRIO


Muitas pessoas ao frequentarem sessões de psicoterapia detém a expectativa de que farão a sessão e de lá sairão "curadas" em poucas tempo. Uma realidade compartilhada por tantas outras áreas profissionais, nesta era de informação e ansiedade.

Porém, existem dois fatores que são cruciais na sapiência de todos, para que saibam o que esperar ou não, seja do psicólogo, seja de qualquer profissional do qual não possui informação.

Aquilo que chamamos de "cura" não está dentro do consultório. Tampouco no próprio psicólogo.

Diferente do que se popularmente acredita, psicólogos não dão conselhos, opiniões ou direções do que você deve fazer com sua vida. A dialética que lá acontece lembra uma espécie de "espelho", onde o paciente metaforicamente fala consigo mesmo, ao mesmo tempo em que se ouve - isto através das técnicas impregnadas pelo psicólogo.

A psicoterapia é mais ou menos isto: um diálogo que temos para conosco, do qual sozinhos e/ou somente com nossos pensamentos não somos capazes de chegarmos a verdades produtivas.

E por mais que haverão sessões que o paciente sairá do consultório aliviado, haverão outras que acontecerá justamente o contrário - pois somos constituídos tanto de luz, como escuridão.

E não é necessariamente neste momento que os resultados brotam. Na verdade eu poderia dizer que isto acontece até bem distante dali, em tempo e espaço.

É justamente na nossa vida cotidiana, em nosso trabalho, relacionamentos e até mesmo quando meditamos sobre nossa própria imagem que a cura acontece - tudo isso dependendo se estamos conseguindo nos entender com nós próprios, enquanto conversamos no consultório.
Quando estamos com problemas e insatisfações e, conforme a terapia vai seguindo, passamos a enxergar toda esta realidade cotidiana, antes perturbadora, cada vez mais leve e agradável. A psicoterapia funciona assim. A cura funciona assim.

Você gostaria de mudar a sua realidade? Procure um psicólogo.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário