segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PORQUE VOCÊ (NÃO) SABE O QUE É O AMOR


O conceito de amor e relacionamento que nos é ensinado através da cultura e do entretenimento se baseia no romantismo. O problema é que as pessoas acabam esquecendo o que exatamente significa a palavra romance. 
Fantasia. Ilusão. Algo que (ainda) não é realidade.

Para completar, o estímulo "amoroso" mais forte é o chamado "platônico" - algo que queremos, mas não temos e caso conseguimos, parece que tudo desaparece. Tem certeza que isto realmente é amor?

Por fim, chegamos a um ponto mais racional - quando acredito que amo alguém, EXIJO que esta outra pessoa me ame de volta, se não, simplesmente não amo. Quando ouvimos o conceito amoroso de ser o sentimento mais lindo que sentimos, ao meditar sobre este último conceito, acaba parecendo egoísta e contraditório. Definitivamente, para mim isto não é amor. É literalmente romance, fantasia, desejo e paixão, mas não amor.

Mas então o que exatamente seria?

Na verdade você conhece este sentimento melhor do que imagina, na maioria dos casos. Você tem filhos? Tem uma boa relação com seus pais, irmãos ou amigos, de nível que mesmo que a pessoa tenha lhe ofendido profundamente, você ainda a acobertaria em um dia de frio? Pois bem, isto é amor. Amor verdadeiro. Se este tipo de amor fosse a base dos relacionamentos, eles seriam bem mais duradouros, mais produtivos. Mais verdadeiros.

E é claro que a sensualidade e o erotismo estão incluídos nisto tudo. O erro mesmo é quando fantasiamos e criamos uma realidade que não existe - quando queremos que a pessoa que amamos, seja a que queremos e não ela própria. Queremos que ela nos ame. Queremos "a", queremos "b" dela.

Que tipo de "sentimento mais lindo" que opera com condições? Não, isto não é amor.

Menos egoísmo, menos controle, menos condições.

O único amor verdadeiro é o incondicional. É amar seu pássaro, mesmo que ele voe para longe - por mais que doa em nosso ego, em nossa vaidade.

No final das contas, amor é muito mais do que quem somos ou quem queremos ser.

Incondicional.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário