quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O QUE É DEPRESSÃO? COMO CURAR?


Este texto é uma singela homenagem aos meus colegas criadores de conteúdo - juntamente com a tentativa de expressar às pessoas leigas uma visão pertinente desta doença, tão comentada nos dias atuais.

A verdade é que depressão é...bem, não se sabe de forma consensual exatamente do que se trata.

Nos guias médicos de doenças, existem cerca de cinco tipos de doenças que utilizam o termo "depressão". No entanto, às vezes a palavra está no título, - normalmente acompanhado de "Transtorno" - às vezes nos sintomas de outra doença - hipotireoidismo e epilepsia - por exemplo. Acaba ficando difícil chegar à uma visão geral.

Também há quem diga que a Depressão é uma forma de loucura.

A psicanálise se utilizava do termo "Melancolia" para se redigir ao que hoje chama de Depressão, definindo ela de forma filosófica schopenhaueriana como "ver a vida exatamente como ela é". Para estes psicanalistas, o que nos impede de sermos "depressivos" é justamente nossa capacidade de sonhar e fantasiar - imaginar coisas que estão aquém da realidade de nossos sentidos. Sem isso, seríamos loucos, depressivos e melancólicos.

O curioso é que algumas pessoas do meio da informação expressam algo tão difícil, com a maior facilidade do mundo.

Psiquiatras, psicólogos e psicanalistas e até mesmo outras profissões, como jornalismo e coaching, buscam ceder esta informação ao povo e fazem de forma generalista, simples e matemática - como uma operação de soma.

Mas então como saber o que é Depressão?

A única forma de entender este conceito é você e seu terapeuta fazendo um trabalho conjunto. Sozinho ou para seu amigo, você não irá encontrar mais do que uma informação generalista - que dificilmente se aplica ou se define ao indivíduo que você busca. Cada um de nós se torna depressivo de uma forma - com seus próprios e singulares sintomas. Desnecessário buscar informações ou mesmo soluções mirabolantes.

Faça terapia e, um dia, torcendo para que não, talvez você aprenda o que é depressão.

Sua depressão.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário