terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O PERFIL INVASIVO - "SE METENDO NA VIDA DOS OUTROS"


Um dos grandes sintomas coletivos, inimigos de qualquer saúde ou até mesmo de outros setores da sociedade, sem dúvidas é o chamado perfil invasivo - aquela pessoa que se sente no direito de tomar decisões por outras sem sequer ouvi-las e assim o faz. Como em uma espécie de ditadura.

As ações desta característica são um dos maiores inimigos da formação da personalidade individual humana - a capacidade de "tornar-se pessoa", como cita o psicólogo Carl Rogers.

No momento que permito que outro tome à frente de minhas escolhas, mesmo eu sabendo que tenho plena consciência já para fazê-las, estou me anulando, me impedindo de ser eu mesmo, o que certamente acaba tendo consequências em meu bem-estar.

O melhor sempre a fazer é evitar que isto aconteça. Dialogar com a pessoa e propor uma mudança de comportamento, que é atingida através de prática ou mesmo com a ajuda de uma psicoterapia - afinal, às vezes a pessoa é assim justamente por deter características mal-resolvidas.

Mas caso a mesma não se disponha a assim fazer, a solução principal é se impor - ser quem você devidamente é sem medo de desagradar.
E claro, manter a prática do ceder, caso contrário, a própria pessoa sem voz pode acabar se tornando o ditador.

Psicólogo Jean Fernandes, contato: (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxias do sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário