segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

DESPERSONALIZAÇÃO


Mais uma vez, tal situação psicológica possui sua via a nível patológico ou não, onde por fator estatístico - para que vocês percebam melhor sua existência - me focarei mais na segunda opção.

A despersonalização é uma característica de personalidade da qual o sujeito se abstém de seu eu individual em detrimento de algo como uma ideologia ou um "eu coletivo", por assim dizer. Isto quer dizer que quando chego nesta situação, minhas opiniões próprias, senso crítico, forma de pensar e até mesmo de lembrar e planejar será orquestrado pela forma de pensamento desta ideologia e seus ensinamentos.

Mas por que isto acontece?

Eu poderia citar duas variáveis. A primeira delas é a clássica necessidade de firmação social - o desejo do homem de obter um papel em algum grupo e ser aceito, amado e protegido, algo bem antropológico e primitivo. No entanto a questão mais marcante acaba ficando na segunda: nos rendemos a este "eu coletivo" (chamado na psicologia de "complexo") normalmente quando nosso "eu individual" está enfraquecido por questões neuróticas.

Isto quer dizer baixa autoestima e confiança no geral, acompanhados de sintomas de várias doenças mentais como depressão e ansiedade ou até mesmo, psicoses, dependendo do nível. Pessoas insatisfeitas consigo mesmas, que enxergam monstros ou mesmo, nada, ao refletirem sobre quem são, acabam vendo os grupos sociais e ideologias como as soluções mais adequadas para suas angústias.

No entanto, se você está insatisfeito com sua vida e principalmente com você mesmo, não é nenhuma religião, ideal político, gangue urbana ou afins que possui a capacidade de "lhe devolver a você próprio". Por ser uma questão complexa, o tratamento psiquiátrico e a psicoterapia acabam sendo os caminhos mais indicados.

No entanto, por literalmente "não estarmos ali", dificilmente percebemos se estamos passando por uma situação como esta. Espero que meu texto possa ter feito alguém refletir sobre.

Será que tenho sido eu mesmo e vivido a minha vida ou não tenho passado de uma marionete de uma ideia?

Psicólogo Jean Fernandes, (54) 99171 9492

#saude
#saudemental
#bemestar
#psicologia
#psicoterapia
#conhecimento
#psicologojeanfernandes
#caxiasdosul

Nenhum comentário:

Postar um comentário